terça-feira, 4 de junho de 2019

Como se faz para assustar o medo?


Comentário da jornalista Karen Monteiro, sobre sua experiência ao assistir ao espetáculo Jardim:

“JARDIM – um solo poético para crianças, interpretado por Fabiana Ferreira tem pergunta que só mesmo criança pra responder. Pessoa adulta, racional e banal fica muda. Melhor sair então e plantar um monte de muda. Encher esse mundo de jardim.
Saí do Portão Cultural e vim para casa pensando que não quero ficar parada em nenhuma estação: nem no Verão, nem no Inverno, nem na Central. É para rir. Pronto? Agora é sério. Quero jardim por tudo, mas não quero só Primavera. Quero tantas estações quanto a terra, eu, você e as crianças temos direito. Quero morrer de frio, de calor, de espirrar com pólen, de fazer crec crec com o pé nas folhas secas. Quero tudo isso. Sem aquecimento global. Bem que podia ser verdade o que esses obtusos espalham por aí sobre não haver aquecimento.
Como se faz pra assustar o medo?
Assistir JARDIM ajuda, amacia, dá um buuu... E é de graça. O texto – que bom! – é lento e a gente pode achar que as crianças não vão parar quietas, mas a maioria delas gosta, fica quietinha interpretando e digerindo filosofia e poesia. E no final faz pergunta e tudo para a atriz. Que bom vê-las longe da luz da TV, do computador, do celular, do joguinho. Que bom vê-las admirando a bela luz do espetáculo... Que bom vê-las tentando se imaginar ser a atriz – subindo nas montanhas – puffs ou nos tecidos acrobáticos em flor (aliás a Fabiana está em ótima forma). Que bom vê-las gostando de uma linguagem mais sutil, mais reflexiva. Dá um alívio.
Isso sim assusta o medo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário